Cultura Activa

Entrevistas a várias personalidades ligadas à cultura

Wednesday, May 26, 2010

Alexandra Figueiredo


Alexandra Figueiredo é inevitavelmente a caracterização física da denominação "Sex Symbol". Mas desengane-se quem pensa que o seu valor fica pela beleza exterior. Alexandra Figueiredo é licenciada em Comunicação Empresarial e Relações Públicas. Tem a sua própria agência de Comunicação - Alexandra Figueiredo, Comunicação e Relações Públicas.
Participou no programa "Às duas por três" na SIC, e ainda em "Maré Alta" e "Malucos do Riso".
Além de tudo isto é embaixadora da marca "Hollywood Nails" em Portugal. E ainda há tanto mais para descobrir sobre esta amante de Comunicação. Venha descobrir com o Cultura Activa!



1- É apaixonada pela comunicação, sendo relações públicas. De onde surgiu esse seu gosto? Concretamente, qual é o seu papel como relações públicas?
O meu gosto pela comunicação começou desde cedo, quando no 10º ano tive um professor de jornalismo que era tão apaixonante na forma de se expressar que contagiava! A par disso sempre fui muito boa aluna a Português e com um gosto enorme pela escrita e leitura.
No final do meu 12º ano já não tive dúvidas... A minha primeira opção foi Comunicação Empresarial e Relações Públicas na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, onde fiz o curso.
Aí aprendi, de facto, o que é a actividade das Relações Públicas e, que é muito mais completa, interessante e exigente que se possa pensar. Ser Relações Públicas não é só convidar para uma festa numa discoteca!
Actualmente tenho a minha própria Agência de Comunicação - Alexandra Figueiredo, Comunicação e Relações Públicas, que me ocupa grande parte do dia e que me dá um enorme prazer ver crescer!


2- Como foi para si a participação no programa "Às duas por três"?
Esse foi um programa com muito impacto na minha carreira, pois era um programa em directo na SIC, todas as tardes de segunda a sexta e com um público muito fiel. Marcou-me muito, quer pela equipa, como pela minha crescente importância no papel que desempenhava e que me garantiu a confiança das pessoas que apostaram em mim. Era um programa muito divertido com o José Figueiras, que ainda hoje admiro como amigo e profissional. Antes deste programa, trabalhei na TVI, com participações em diversas novelas como actriz, nos especiais que eram feitos pelo país durante o verão e num programa que também dava durante as tardes que era "A Vida é Bela", apresentado, na altura, pelo Carlos Ribeiro. Até à minha entrada na TVI, as minhas participações em televisão eram a cantar.
Entretanto apresentei durante 4 anos um programa sobre Astrologia que me permitiu crescer em frente às câmaras.

3- Maré Alta e Malucos do Riso foram outros dois programas onde participou. Que recordações guarda de ambos os programas? Tanto a nível de representação, como de pessoas com que trabalhou.
De facto sempre gostei de aceitar os desafios que me eram propostos e, enquanto estive na SIC, muitos foram os programas nos quais entrei, nomeadamente os dois que referiu, assim como a série "Camilo em Sarilhos", "Camilo a Presidente" ou mesmo a série de Apanhados da SIC, na altura com o Nuno Graciano e Nuno Eiró, que foi, muito provavelmente, o programa que fiz até hoje em que mais me diverti.
As equipas de trabalho em todos estes projectos eram fantásticas e os actores ensinaram-me imenso... alguns deles mais velhos e que, infelizmente, já não estão entre nós.

4- Foi também apresentadora de um programa no canal "Viver". Como foi para si ser apresentadora? Foi de certo uma experiência muito diferente da vivida nos Malucos do Riso.
Muito diferente mesmo! Nos Malucos do Riso estava como actriz convidada, tinha textos, desempenhava várias personagens e assumia uma postura de comédia, onde todas as expressões são levadas ao limite, para caracterizar e marcar bem as personagens. No programa que começou por ser transmitido no canal Viver e depois passou para um canal generalista, o meu papel era de apresentadora e moderadora entre um convidado fixo e pessoas reais que ligavam em directo e que, regra geral, tinham problemas graves. Por aqui se vê, que a minha postura não podia ter nada de cómica ou falsa. Pelo contrário, até cheguei a emocionar-me em directo. Nesse programa fui muito eu. Muito genuína!


5- Está actualmente no canal Benfica. Qual é a sua ligação ao clube? Como é para si trabalhar num canal objectivamente desportivo?
A minha ligação ao Benfica é de Amor incondicional à camisola! Sou benfiquista assumida e quase a roçar o "doente". Não gosto de falar de outros clubes e confesso que as piadas em torno do Benfica me caiem mal... :)
Defendo o meu clube, por ser o melhor do Mundo, como se defende a nossa casa ou família.
Entretanto, a minha presença mais marcada no clube, começou quando fui conhecendo pessoas que lá trabalhavam e que foram apostando em mim. Não perco um jogo e este ano, estou, como todos os adeptos, de "barriga cheia" e com a alma em euforia!
Adoro desporto no geral, e de diversas modalidades e uma coisa que gostava imenso, era de ter uma crónica semanal no Jornal A Bola!

6- É também organizadora de eventos. Descreva-nos um pouco dos eventos que costuma organizar e da preparação antes de cada evento.
A organização de eventos vem por inerência à actividade da minha agência. Na minha agência de comunicação, trabalho a conta de um cliente a nível de assessoria mediática, comunicação interna e externa, o que muitas vezes implica a apresentação de um produto ou serviço a alguns convidados especiais e media. Isso implica a escolha detalhada de tudo e a organização ao pormenor de datas, horários, o local, o convite, as pessoas certas a convidar, o follow-up, o catering, a decoração, a animação, os audiovisuais, o gift, etc... Adoro o que faço!
Mas o evento não acaba no dia em que acontece como se possa pensar, há ainda o pós-evento que passa pelo acompanhamento e certeza da satisfação dos media e convidados presentes e, claro, o cliente em causa.


7- É embaixadora da Marca Holywood Nails em Portugal. Como tem sido para si essa experiência, tendo em conta que representa uma marca de prestígio internacional.
Tenho a minha imagem associada à Hollywood Nails à cerca de 1 ano e estou super satisfeita. O convite foi-me feito directamente pelo Bruno e pela Cila, os master-franshising da marca em Portugal e a partir daí temos tido uma óptima relação quer profissional, como de amizade. São pessoas muito afáveis e muito profissionais e a qualidade, quer dos produtos, como do serviço é cativante.
A Hollywood Nails tem um leque de opções, não só na arte das unhas, mas também noutros métodos, como extensões de pestanas e cabelos.
A par disso, já organizei com a Cila e o Bruno a inauguração da primeira loja em shopping, que foi em Junho do ano passado no Colombo.
Aconselho todas as pessoas que gostem de estar bem, bonitas e com umas mãos arranjadas, a irem à loja da Av. de Berna. A satisfação é garantida!

8- Fale-nos um pouco dos seus gostos pessoais, nomeadamente no cinema, literatura, música, etc.
Como disse, sempre gostei imenso de ler, desde muito nova. A leitura faz parte dos meus prazeres diários e os temas são diversos. Tanto posso ler romances, como textos técnicos, porque sou muito curiosa. Gosto de ler sobre medicina e tecnologia.
A primeira coisa que faço quando saio de casa é tomar o pequeno almoço na pastelaria da minha rua e ler os jornais generalistas e desportivos do dia, a par das revistas sociais. Sei, até pela profissão que tenho, a data de saída de todas as revistas e não descuro essa meia hora de leitura logo de manhã. As coisas mais técnicas deixo para o final do dia. Sou incapaz de começar a ler um livro apenas... tenho sempre na mesa de cabeceira três diferentes que vou alternando mediante o estado de espírito dessa noite. Uns são de leitura mais leve para os dias em que me sinto mais cansada, outros mais profundos quando tenho mais tempo.
Quanto à música não vivo sem ela desde pequena. Acho até que o meu caminho profissional de hoje, se deve à música, porque desde os 5 anos, quando os meus pais me puseram a cantar no Coro de Santo Amaro de Oeiras, que fiquei apaixonada por este meio artístico. Depois fiz rádio, cantei com outros cantores, fiz coros para diversos artistas, como por exemplo o Tony Carreira, participei durante 4 anos num grupo que eram os Pop Kids, e daí até ficar com o bichinho do palco e da exposição, foi um pulo!
Para além da leitura e da música, adoro cinema e teatro. Vou uma vez por semana a um espectáculo ou filme. Adoro tourada e tudo o que são programas desportivos.


9- Como vê o actual estado da cultura em Portugal? O que faria para o impulsionar? Que áreas artísticas destaca em Portugal?
Creio que estamos a desenvolver essa área muito bem e cada vez melhor. O que acho que falta é divulgação junto do público em geral. As entidades competentes esforçam-se para que existam espectáculos de qualidade, a questão é que muitas vezes não chegam ao conhecimento do grande público. Depois, mudaria o preço de alguns bilhetes para certas exposições, bailados, etc. Os apoios nesta área são muito importantes.
De qualquer forma, destaco o empenho das entidades locais e autarquias que são muito mais rigorosas nesse sentido.


10- É uma mulher multifacetada, um exemplo de sucesso em várias áreas. Como tem sido para si gerir tantas áreas distintas? Que conselho daria a quem pretende seguir algo relacionado com a comunicação?
É verdade que me dedico a inúmeras áreas. Para além da agência, trabalho em moda, em televisão, sou Repórter da Cabovisão, o que me permite andar por todos os pontos do país a fazer reportagens em eventos ou festas marcantes, faço apresentações em eventos corporate, desfiles de moda, etc. Mas tudo isto se deve a muito trabalho diário, a uma dedicação quase exclusiva à profissão e à motivação que tenho cada vez que sei que vou fazer um trabalho. Acordo todos os dias motivada, feliz e agradecida por ter trabalho, por ter pessoas que confiam no meu profissionalismo e por estar bem de saúde para poder continuar.
Um conselho? Dedicarmo-nos à actividade que gostamos, seja a comunicar, a dançar, a pintar ou a gerir uma empresa.


No comments:

Post a Comment